Obesos aos 20 anos têm o dobro de chances de morrer mais cedo

Obesos aos 20 anos têm o dobro de chances de morrer mais cedo

Atualizado: Quarta-feira, 14 Julho de 2010 as 8:40

Um estudo apresentado nesta terça-feira (13), durante o Congresso Internacional de Obesidade, em Estocolmo, na Suécia, mostrou que as pessoas obesas morrem mais cedo do que as pessoas não obesas. Segundo os pesquisadores, homens que entram na vida adulta obesos têm duas vezes mais chances de morrer mais cedo do que os não obesos.

De acordo com um dos autores do estudo, Esther Zimmermann, do Instituto de Medicina Preventiva, da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, os efeitos da obesidade aos 20 anos são sentidos por até 60 anos.

Os pesquisadores avaliaram arquivos com informações de 5.000 militares, comparando os dados desde quando eles tinham 20 anos até completarem 80.

- Como a obesidade é uma epidemia que ainda está progredindo, especialmente entre crianças e adolescentes, é importante descobrir se a obesidade durante a fase adulta jovem tem efeitos sobre a mortalidade. E o atual estudo mostra como a obesidade por vota dos 20 anos pode afetar a saúde ao longo da vida.

Os cientistas acompanharam dois grupos: o primeiro com 1.930 homens obesos e o segundo composto por 3.601 não-obesos.

O IMC dos militares foi calculado quando eles estavam com a idade de 20, 35 e 46 anos. De acordo com Zimmermann, 1.191 homens morreram antes de chegarem aos 80 anos.

- Aos 70 anos, 70% dos homens não obesos e metade dos obesos estavam vivos. Nós estimamos que, a partir da meia idade, os obesos morrem oito anos mais cedo do que os não obesos.

Os resultados foram ajustados para eliminar a influência da idade, da educação e do cigarro.

veja também