Obesos infectados pela gripe suína têm mais chances de morrer

Obesos infectados pela gripe suína têm mais chances de morrer

Atualizado: Quinta-feira, 6 Janeiro de 2011 as 12:18

Pessoas infectadas pela influenza A (H1N1), mais conhecida como gripe suína, e que sofrem de obesidade mórbida, têm três vezes mais chances de morrer do que os pacientes com peso normal. A descoberta foi anunciada nesta quarta-feira (5) por cientistas do Departamento de Saúde Pública da Califórnia, nos Estados Unidos.

Para fazer a descoberta, os cientistas avaliaram as informações de 500 pacientes diagnosticados com a gripe na Califórnia em 2009. Para não interferir nos resultados, pacientes com menos de 20 anos e gestantes foram excluídas da análise.

De acordo com os pesquisadores, a obesidade mórbida é um “fator de morte poderoso” no caso da gripe A. O estudo mostrou também que metade dos hospitalizados com mais de 20 anos eram obesos.

Segundo Janice K. Louie, autora da pesquisa, as pessoas com o IMC superior a 40, o que indica grau de obesidade mórbida, deveriam ser vacinadas anualmente contra a gripe suína, independente da idade. Para calcular o IMC, divida seu peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros).

- Eles devem procurar um médico imediatamente caso os primeiros sintomas apareçam, para que eles possam ser diagnosticados e tratados o mais rápido possível.

Os cientistas irão continuar os estudos para tentar descobrir de que forma a obesidade aumenta as chances de morrer por gripe suína.

veja também