Olhar para uma pizza faz outros alimentos parecerem mais saborosos

Olhar para uma pizza faz de outros alimentos mais saborosos

Atualizado: Quinta-feira, 15 Março de 2012 as 10:30

Olhar para imagens de alimentos com bastante carboidratos - como pizza - faz os outros alimentos parecerem mais gostosos, segundo pesquisa divulgada pelo Daily Mail.

Pessoas que viram imagens de pizza ou massa relataram uma melhor degustação de outras comidas do que as pessoas que viram fotos de feijão, melancia ou vagem. Segundo os cientistas, a visão é conhecida por desempenhar um papel importante na percepção de alimentos, elevando a expectativa de gosto e de aceitação ou rejeição.

Para testar o efeito, 14 voluntários viram imagens rápidas desses alimentos com alto ou baixo nível de carboidratos, como pizza e melancia. Em seguida, um teste com alimentos de sabores neutros foi feito.

Eles foram convidados por pesquisadores do centro de pesquisas da Nestlé, na Suíça, para avaliar o sabor de agradabilidade e intensidade dos alimentos.

Também foram estudadas imagens do cérebro envolvidas com o prazer de alimentos testados durante o experimento. Eles descobriram que aqueles que tinham visto as fotos de alimentos mais calóricos gostaram do sabor neutro do que aqueles que tinham visto as imagens de alimentos de baixas calorias.

Os pesquisadores concluíram que sinais de alimentos de alta caloria melhoraram a avaliação hedônica de gostos posteriormente apresentados.

As neuroimagens também demonstraram como o cérebro processava o gosto e a visão dos alimentos, o que pode ter implicações para o tratamento de distúrbios do apetite.

veja também