MENU

Saúde

OMS anuncia estratégia global para combater o consumo de álcool

OMS anuncia estratégia global para combater o consumo de álcool

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Ministros da Saúde de todo o mundo anunciaram nesta quinta-feira, dia 20, um acordo para tentar conter o consumo excessivo de álcool que inclui medidas como aumento de impostos e regras mais rígidas para a comercialização de bebidas alcoólicas, especialmente para os jovens.

A estratégia global foi aprovada na assembléia anual da OMS (Organização Mundial da Saúde) em Genebra, na Suíca, e as recomendações, elaboradas após dois anos de debate, não são obrigatórias, mas servem como orientação para as 193 nações que fazem parte da organização.

Bernt Bull, consultor do Ministério da Saúde da Noruega, disse que um imposto especial e regras que limitam o comércio tem ajudado o país a reduxir a incidência de violências causadas pelo alcoolismo.

Os países nórdicos lideraram a iniciativa na agência ligada à ONU (Organização das Nações Unidas).

A OMS estime que os riscos associados ao consumo de álcool causam 2,5 milhões de mortes por ano por doenças cardíacas, hepáticas, acidentes de trânsito, suicídios e vários tipos de câncer, representando 3,8% de todas as mortes em todo o mundo.

O texto estabelece que é necessário utilizar os preços das bebidas para conter o consumo. Propõe, entre outras medidas, a "aplicação de um sistema nacional de impostos específicos para o álcool, acompanhado de um sistema de repressão eficaz".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições