OMS publica orientações sobre uso de remédios para crianças

OMS publica orientações sobre uso de remédios para crianças

Atualizado: Segunda-feira, 21 Junho de 2010 as 1:30

A OMS publicou na última sexta-feira um conjunto de orientações voltadas para médicos sobre como usar mais de 240 remédios essenciais para crianças com menos de 13 anos.

O guia tem dados sobre uso, dosagem e efeitos colaterais dos medicamentos e também alertas sobre quais crianças não devem tomá-los. O documento com 528 páginas tem ainda um roteiro de interações medicamentosas mais comuns.

"Para serem eficazes, os remédios devem ser escolhidos cuidadosamente e a dose deve ser ajustada de acordo com a idade, o peso e as necessidades das crianças", disse o médico Hans Hogerzeil, da OMS.

"Sem um guia global, muitos profissionais da saúde tinham que receitar remédios com base em evidências muito limitadas", afirmou o médico, em nota.

Alguns países já têm suas próprias instruções sobre a prescrição de remédios para crianças, mas agora há padrões universais.

O documento só foi publicado em inglês. Mas a OMS recomenda que cada governo use o roteiro como modelo e o traduza para sua língua local.

Cerca de 8,8 milhões de crianças com menos de 5 anos morrem todos os anos, muitas de doenças como diarreia e pneumonia, que poderiam ser evitadas com o uso correto dos remédios, segundo a OMS.

veja também