Onde você guarda seus alimentos pode influenciar o que você come

Onde você guarda seus alimentos pode influenciar o que você come

Atualizado: Segunda-feira, 26 Setembro de 2011 as 1:06

Um novo estudo da área de Psicologia Cognitiva Aplicada realizado pela Universidade de Chester, na Inglaterra, acaba de mostrar que o lugar onde você coloca os produtos na geladeira pode ter uma influência sobre o que você come.

De acordo com o estudo, as pessoas têm a tendência de preferir o que fica ao alcance das mãos, no caso da geladeira, nas prateleiras centrais ou do meio.

O estudo foi realizado a partir da aplicação de testes de preferências de localização a um grupo de participantes. Nos dois primeiros experimentos, a metade dos analisados deu preferência a olhar fotos que se encontravam sempre no meio de linhas, independentemente se elas eram verticais ou horizontais.

Segundo os pesquisadores, o resultado do estudo também vale para a hora de escolher roupas no armário, de fazer compras e até mesmo de preencher provas. Para eles, as pessoas acabam favorecendo o que se encontra no meio do campo de visão.

Apesar de não parecer muito prática, de acordo com a terapeuta nutricional Vanusa Demóstenes Leão, você pode usar esta pesquisa ao seu favor. “É simples. Basta posicionar os alimentos de sua preferência na prateleira do meio da sua geladeira”, afirma.

A terapeuta concorda com um dos pesquisadores ao dizer que esse mecanismo pode ser útil para ajudar a mudar seus hábitos alimentares. “Preencha essa parte da geladeira com alimentos saudáveis”.

veja também