MENU

Saúde

ONU celebra Dia Internacional das Pessoas com Deficiências

ONU celebra Dia Internacional das Pessoas com Deficiências

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

O mundo celebra nesta quinta-feira, 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiências. Segundo um comunicado emitido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos, a data serve para relembrar a importância da ratificação da Convenção pelos Direitos dos Deficientes, que entrou em vigor em maio de 2008.

Ao todo, vinte países ratificaram o tratado, número que aumentou para 75 em 2009. A convenção busca garantir melhorias nas vidas de 650 milhões de pessoas com deficiências no mundo.

Segundo o Comitê pelos Direitos das Pessoas com Deficiências, órgão independente do Alto Comissariado formado por especialistas no assunto, ainda há muito progresso para ser feito.

O comitê cita a privação pelo direito de agir como um dos exemplos, já que os deficientes tem quase sempre seu poder de decisão transferido para outra pessoa em tribunais e processos legais.

Brasil

A gerente de atendimento especializado da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Maria Cristina Felippe, afirmou à Rádio ONU, de São Paulo, que o Brasil tem mais de 16 milhões de deficientes visuais, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ela destacou que é preciso "focar no potencial dessas pessoas".

"Nós temos que olhar o deficiente visual ou qualquer deficiência, olhar as suas potencialidades porque as perdas existem. Mas, antes de tudo, por ser uma pessoa, ela tem grandes possibilidades e é atrás da potencialidade que nós temos que ir em busca", ressaltou Maria Cristina.

O cantor e compositor Stevie Wonder, deficiente visual desde o nascimento, será nomeado oficialmente Mensageiro da Paz da ONU nesta quinta-feira.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições