ONU divulga livro com mapa de doenças e climas

ONU divulga livro com mapa de doenças e climas

Atualizado: Terça-feira, 30 Outubro de 2012 as 8:44

 

Preocupada com as mudanças de clima e com ocorrências de doenças fatais e sem cura, a ONU cria, com duas de suas agências, um novo instrumento destinado a ilustrar com mapas quais são as condições climáticas ou metrológicas extremas.

A diretora geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), juntamente ao secretário geral da organização Meteorológica Mundial (OMM), apresentou o primeiro atlas afirmando que “Um mapa vale 1mil palavras”.

Este atlas, documento ou pesquisa científica, será publicado em todos os idiomas da ONU. Apresenta gráficos fáceis de entendimento, mapas geográficos e meteorológicos. Tudo isso em um acervo de 50 paginas, junto com a ilustração de várias doenças relacionadas ao clima.

A diretora geral da OMS, Margaret Chan, acredita que esse atlas pode ser usado como um guia para ajudar aos responsáveis pelas decisões a prevenir doenças relacionadas ao clima.

Se as autoridades souberem com antecedência quando chegam os agentes, o vento no caso dos países subsaarianos, afetados pela miningite, nos permitirá lançar alertas e iniciar campanhas de vacinação antes da chegada dos ventos.

Segundo o secretário da OMM, Michel Jarrud, as ondas de calor estão apenas no começo, como na Rússia, que teve sua primeira onda de calor, pode ter uma a cada 5 ou 10 anos. Esse número tende a aumentar se a população mundial não fizer algo.,

 

Com informações de Terra

veja também