ONU e parceiros avaliam programas de vacinação no mundo

ONU e parceiros avaliam programas de vacinação no mundo

Atualizado: Quarta-feira, 3 Fevereiro de 2010 as 12

No title Uma nota da OMS divulgada nesta segunda-feira (1º) indica que a vacinação atinge 80% de crianças no mundo e constitui uma das intervenções de saúde pública mais eficazes.

Várias agências da ONU, incluindo a OMS e o Unicef, e os seus parceiros no combate a doenças evitáveis, inciaram na segunda em Genebra, na Suíça, o 5º Encontro anual da Imunização Global.

A conferência de três dias vai revisar os objetivos traçados pela Estratégia e Visão de Vacinação Global, incluindo a melhoria da imunização de rotina e o apoio a iniciativas de controle de doenças.

Declínio da mortalidade

A introdução de novas vacinas e questões de interdependência e fornecimento de vacinas contra pandemias de influenza farão também parte da agenda dos trabalhos. Vacinas ajudaram a erradicar a varíola, reduziram a incidência de pólio em 99% desde 1988 e causaram um declínio significativo nas mortes provocadas por difteria, tétano e tosse convulsa.  Segundo dados da OMS, a mortalidade pelo sarampo caiu 78% a nível mundial entre o ano 2000 e 2008.

veja também