Orelha: o Mapa do Organismo

Orelha: o Mapa do Organismo

Atualizado: Quarta-feira, 30 Janeiro de 2008 as 12

Diversos desequilíbrios orgânicos podem ser solucionados pela Auriculoterapia, a acupuntura que dispensa as temidas agulhas.

Olhos, coração, pulmões, rins, órgãos sexuais e tudo o que compõe o corpo humano tem seu correspondente nas orelhas. "Se pararmos para analisar detalhadamente, vamos concluir que o formato delas é idêntico ao de um feto. Coincidência? Não, a natureza e seu Criador têm suas razões e, através de anos de pesquisas, a ciência chegou à Auriculoacupuntura, uma especialidade da Acupuntura, que busca o equilíbrio e a saúde do organismo pelo estímulo dos pontos correspondentes de cada órgão na orelha", declara a terapeuta Vera Loureiro.

Ao contrário da Acupuntura tradicional que, apesar de indolor, ainda assusta um pouco pelo tamanho das agulhas utilizadas, a Auriculoacupuntura usa apenas micro-esferas coreana, quase imperceptíveis, que permanecem por algum tempo introduzidas nas orelhas do paciente. O estímulo dos pontos é feito por um aparelho especial que emite corrente elétrica de baixa potência.

No início do tratamento, a análise detalhada do formato e da coloração das orelhas fornecem dados preciosos para o diagnóstico. "Uma alteração anatômica na região da ante-hélix  (dobra saliente da orelha) pode indicar desvios na coluna vertebral. Quanto à coloração, a palidez mostra função renal insuficiente; esverdeada, problemas no fígado; cinza, distúrbios no pulmão; amarelada, problemas no baço e azulada, doenças no fígado", ensina Vera Loureiro.

Os trinta pontos-mestres da Auriculoacupuntura são os seguintes: olho, olfato, maxila, pulmão, auditivo, estômago, garganta, gônadas, baço-pâncreas, coração, biliar, reto, ciática, joelho, rim, N. trigêmeo, agressividade, tragus, pele, ombro, zero, membro inferior, membro superior, alergia, djarwin, síntese, cerebral, occiptal, genital e medular.

Para se ter uma idéia da eficácia deste método, através do estímulo dos pontos auriculares pode-se tratar casos como os de stress, asma, dependência química, tabagismo, alcoolismo, obesidade e problemas de coluna, entre outros males.

veja também