MENU

Saúde

Organização lança rede social para pacientes de câncer nos EUA

Organização lança rede social para pacientes de câncer nos EUA

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

A American Cancer Society lançou, no Congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, uma rede social dedicada a pacientes com câncer. Os Circles of Sharings foram criados a partir de uma associação com a Microsoft, que fornece o suporte tecnológico para seu funcionamento. A ideia é tornar a comunicação e a troca de informações entre os pacientes, seus familiares e amigos e até mesmo os médicos mais simples e direcionada.

O paciente preenche um cadastro em uma área segura do site informando sobre sua doença, evolução do seu quadro clinico e eventuais complicações. A partir desse momento, informações pertinentes ao seu tipo de câncer e áreas de interesse são disponibilizadas pela Sociedade Americana do Câncer.

O paciente pode incluir outras pessoas criando assim uma rede particular que irá receber as mesmas informações. Os participantes de cada círculo poderão conversar entre si e com outros participantes. O projeto prevê salas de chat públicas e privadas e a troca de informações médicas entre pacientes e seus médicos de forma segura.

O objetivo principal é facilitar a comunicação entre os diversos profissionais de saúde que participam das fases do tratamento do câncer. Por enquanto o serviço, que é gratuito, está disponível somente em inglês no site da American Câncer Society. Segundo o gerente de iniciativas brasileiras da American Câncer Society, por enquanto não existe perspectiva de que a rede seja extendida a outros idiomas.

A ACS pretende lançar no Brasil até 2010 a versão brasileira da Cancer Survivor Network. A rede compreende fóruns virtuais sobre diversos tipos de tumores e temas sobre o suporte aos pacientes. As redes de relacionamento social são um sucesso no mundo todo e no Brasil.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições