MENU

Saúde

Organização pede que gripe suína passe a ser chamada de gripe da América do Norte

Organização pede que gripe suína passe a ser chamada de gripe da América do Norte

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

Brasília - A Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) divulgou nota hoje, dia 27 de abril, pedindo que a gripe suína passe a ser chamada de gripe da América do Norte, uma vez que o vírus causador da doença, até o momento, não foi isolado em animais.

"Não se justifica o nome dessa doença como gripe suína", diz o comunicado. A OIE lembrou que outras epidemias de gripe humana com origem animal foram denominadas de acordo com a origem geográfica, como a gripe espanhola e a gripe asiática. "Seria lógico que essa doença se denominasse gripe da América do Norte."

A organização pede "urgência" na realização de pesquisas científicas que comprovem se os animais estão suscetíveis ao vírus e também na implementação de medidas de segurança, como a vacinação dos animais.

"A gripe que surgiu no México realça a necessidade de se ter, em todo o mundo, uma rede veterinária que permita a detecção precoce de agentes patogênicos emergentes com potencial impacto na saúde pública".

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições