Os benefícios da linhaça

Os benefícios da linhaça

Atualizado: Quarta-feira, 30 Setembro de 2009 as 12

Dentre muitas novidades que surgem no mercado para quem quer emagrecer, uma vem ganhando espaço e confiança de todos: A linhaça! Esta pequena semente, rica em ômega 3 (ácido graxo essencial), já conquistou a mesa de muitos brasileiros, apesar de ainda ser alvo de algumas curiosidades.

Não tem como negar que, a cada dia que passa, a alimentação de adultos, jovens e crianças está ainda pior. Recheada de enlatados, frituras e produtos com conservantes em excesso, ela esbanja as gorduras saturadas e trans e é muito pobre em gorduras "do bem" como Ômega 3.

"Este tipo de gordura é considerado um aliado na prevenção das doenças cardiovasculares (principal causa de morte no mundo), por reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos", explica a nutricionista Lílian Assis.   Outra função deste ácido graxo é o desenvolvimento visual e cerebral sendo assim muito importante na gestação e na infância. "A linhaça ainda possui fibras que ajudam na saúde do intestino, regularizando-o", ressalta ela. De acordo com a Dra. Lílian, a semente pode ser usada em pães, bolos, saladas, arroz, dentre outros. Enquanto a farinha pode ser usada em massas e molhos ou adicionada às frutas ou ao iogurte. "Vale lembrar que os peixes de água fria, como o salmão, o atum e a sardinha, também são ótimas fontes de Ômega 3", completa a nutricionista.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também