MENU

Saúde

Os benefícios do chá branco

Fonte: guiame.com.brAtualizado: quarta-feira, 11 de junho de 2014 16:51
chá branco
chá branco

As estações outono inverno cosuma ser o momento ideal para preparar o corpo para o verão. Para quem quer se cuidar, recorre à academias, dietas a base de alimentos leves e saudáveis, para aproveitar as praias. Outra dica benefíca, é recorrer ao chá branco. Ele ajuda a desinchar e a acelerar o metabolismo, auxiliando na queima de calorias e, consequentemente, na perda de peso. ?”No chá branco estão presentes compostos bioativos como polifenois, xantinas e epigalocatequina-3-galato, componentes conhecidos por exercerem efeitos biológicos nas células adiposas, aumentando a quebra de gordura”, afirma o nutricionista esportivo e fisiologista Ricardo Zanuto.

chá brancoBenefícios

“Ele apresenta maiores propriedades antivirais e antibacterianas do que o chá verde”, explica o nutricionista sobre os polifenóis presentes nas folhas do chá branco, juntamente com as catequinas e derivados, formam complexos com as enzimas digestivas, diminuindo assim a absorção de lipídeos e açúcares. ?Outra importante função deste chá é a antimicrobiana.
O chá branco é rico em manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2.

Os polifenóis inibem a proliferação celular e as atividades relacionadas ao desenvolvimento de tumores, e suas folhas contem cerca de 30% de compostos polifenólicos, que têm ação antioxidante. Também auxilia no aumento da imunidade corporal, na diminuição dos níveis de colesterol (LDL) e é vasodilatador, controlando a pressão arterial.

Formas de consumo do chá branco

O chá branco é extraído à partir das folhas da Camellia sinensis, porém a sua extração se dá de maneira diferenciada, o que potencializa alguns dos seus benefícios.

Para prepará-lo, basta ferver a água e, três minutos após desligar o fogo, acrescentar as folhas. O consumo deve ser imediato, para que não perca suas principais funções. Tome três xícaras ao dia.

Contraindicações

Mulheres em período de gestação e lactação, não é indicado. Pacientes hipertensos, com ulceras gástricas,insônia e diabetes devem tomar cuidado para não consumir doses excessivas desse chá.

 


Com informações de: Outra Medicina

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições