Os cuidados com a hidratação no calor

Os cuidados com a hidratação no calor

Atualizado: Segunda-feira, 5 Dezembro de 2011 as 11:32

A primavera é conhecida como a época das flores. Mas não é só o colorido na paisagem que ganha a fama na estação. Nesse período, as temperaturas começam a aumentar também, e isso influencia até mesmo na montagem de um cardápio saudável. “O calor acelera o desgaste do corpo, sendo necessário dar uma atenção especial à hidratação do organismo”, diz a nutricionista Bianca Lopes, de São Paulo.

Na hora de hidratar, aliás, nada se compara à água, que é uma das principais responsáveis por manter o funcionamento adequado de nossos órgãos, além de deixar a pele e os cabelos com aparência saudável. “O líquido ativa diversas reações químicas essenciais do organismo”, ressalta Bianca, que recomenda a ingestão de, pelo menos, oito copos diários.

Ainda assim, não são apenas a água, a água de coco e os sucos de fruta naturais os únicos aliados da hidratação. Alguns alimentos, mesmo os mais sólidos, são capazes de ajudar nessa tarefa. “É que além de vitaminas e sais minerais, muitos deles também contêm água”, esclarece a nutricionista.

Para facilitar a entrada desses alimentos no cardápio, Bianca enumera alguns dos campeões em quantidade de água. O alface, por exemplo, chega a ser composto por maiores porções do líquido (95% de água) do que a melancia (92%). Também se destacam o tomate (94%) e o melão (90%). Carnes e peixes, inclusive, oferecem água, embora em quantidades menores, sendo, respectivamente, 40% e 60%.

Outras opções para auxiliar na hidratação são o leite e seus derivados, que ainda contam com boas doses de cálcio. No caso dos iogurtes com probióticos, as “bactérias do bem” atuam na regulação da flora intestinal e melhoram o funcionamento do intestino. Isso faz com que os nutrientes dos alimentos sejam mais bem aproveitados pelo corpo, reduzindo as chances de mal-estar.  

Com relação a outras bebidas para hidratar o corpo, o nutricionista garante: vá sempre em busca dos produtos mais naturais. “Sucos naturais e iogurtes com baixo teor de gordura são boas opções para hidratar e nutrir o corpo, pois são enriquecidos com vitaminas e nutrientes essenciais para o corpo. Fuja dos refrigerantes, sucos industrializados e energéticos, pois eles são ricos em açúcar, além de possuírem baixos nutrientes.” Finaliza.

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