Os melhores alimentos para 2013

Os melhores alimentos para 2013

Atualizado: Segunda-feira, 10 Dezembro de 2012 as 10:16

 

 
Preocupar-se com a saúde já faz parte do nosso dia-a-dia. A alimentação é o principal fator que se reflete na saúde, por isso, adotar um estilo de vida saudável, além de prevenir doenças, contribui para se alcançar o equilíbrio de que precisamos para nos sentirmos bem com o corpo e a mente. 
 
O nutricionista David Grotto traz uma lista dos alimentos que devemos incluir em nosso cardápio em 2013, para garantirmos uma vida saudável e equilibrada.
 
Fígado: Possui vitamina do complexo B para energia, vitamina A para o funcionamento imunológico e da visão, além de ser rico em ferro.
 
Feijão: Absorve colesterol, mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis, promove a saúde do coração e ainda colabora com o bom funcionamento do intestino, graças às fibras insolúveis. Além disso, ele produz ácido graxo de cadeia curta que podem ajudar a combater o câncer de cólon, um dos que mais matam atualmente. Por isso, em 2013 tente comer meia xícara de feijão por dia. Quem ainda não tem o hábito de comer feijão todos os dias pode começar aos poucos, com uma colher de sopa e depois ir aumentando a porção.
 
Carne de frango: Possui melatonina, um hormônio que ajuda a regular o seu relógio do corpo e ajuda você a dormir melhor. Uma boa opção, segundo ele, é combinar o frango com carboidrato, que produzem serotonina e ajudam na sonolência. Outros alimentos ricos em melatonina são cerejas secas, peixes, alface, leite, sementes de abóbora e nozes.
 
Produtos lacteos: Nem todos são iguais. Os fermentados e com pouca gordura, como o kefir (uma bebida fermentada, produzida a partir de microrganismos vivos, assim com o Yakult e o iogurte), são os mais indicados. Ele é uma grande fonte de proteína e cálcio, e contem probióticos, que ajudam o funcionamento do sistema imunológico", explica David. O kefir também ajudam a combater os gases. Segundo David, outro ponto positivo é o fato de ele ser líquido, assim os preguiçosos nem tem a desculpa de não querer lavar a colher.
 
Café: Uma pesquisa recente mostra que tomar uma xícara de café de manhã ajuda a memória. O mesmo vale para bebidas ricas em cafeína, como o chá-verde. Já o café descafeinado também pode ajudar a controlar o diabetes, reduzir o risco de depressão e evitar o câncer de pele.
 
Uva: Ajuda sua memória e tem o poder de cognição. Assim como o vinho, a casca da uva contém polifenóis saudáveis para o coração, como resveratrol, que podem ajudar a reduzir a inflamação, ligada à artrite, doenças do coração, perda de memória, obesidade e muito mais. Você pode apreciar uma taça de vinho a noite ou chupar alguns gomos de uva.
 
 
 
Com informações de: Terra

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