Os tipos de pães para incrementar e deixar sua dieta mais saudável

Os tipos de pães para incrementar e deixar sua dieta mais saudável

Atualizado: Sexta-feira, 18 Novembro de 2011 as 2:31

Quem não gosta de um pão quentinho e crocante que acabou de sair do forno? Existe uma grande variedade de pães com diversos ingredientes diferentes, mas que não deixam de ser saborosos e completar a sua refeição do dia-a-dia. Alguns deles são mais calóricos, outros mais leves devido ao tipo de grão usando no preparo.

Se você não consegue evitar a essa delícia, mas precisa maneirar no consumo, conheça os tipos de pães e descubra o ideal para a sua dieta. Aproveite para comer preparando receitas de lanches pra lá de especiais.

Pão francês

O pão francês, também conhecido como pão branco ou pão de sal, é feito com farinha refinada de trigo e é o mais consumido pelos brasileiros. Esse tipo de pão é rico em carboidratos, proteínas.

Ter o hábito de comer o pãozinho crocante na primeira refeição do dia de forma regulada é saudável, pois o nosso corpo necessita de grande ingestão de energia ao acordar logo após um longo período em jejum. Devido ao maior índice glicêmico no alimento, o consumo do pão branco não é recomendado antes de dormir ou de praticar atividades físicas.

Pão integral

Preparado com farinha refinada, o pão integral é muito nutritivo, pois mantém as vitaminas, minerais e fibras dos cereais em sua composição, o que ajuda a desacelerar a absorção de glicemia no organismo, baixando o índice glicêmico. Devido a sua grande quantidade de fibras, o pão de centeio é uma ótima opção para ser consumido antes das atividades físicas. É ideal para fazer lanches leves e saudáveis, mas que não deixam de ser saborosos.

Pão de centeio

O pão de centeio é o tipo de pão que contém menos gorduras e proteínas e com as mesmas fibras que o pão integral, que ajudam no processo digestivo. Esse é o pão ideal para quem quer deixar de consumir o pão branco ou francês ou até mesmo ingerir menos gorduras. Mesmo tendo uma quantidade baixa de gordura, esse é o tipo de pão que mais contém carboidratos dos demais.

Pão de linhaça

A linhaça é uma semente rica em fibras e gorduras boas insaturadas como o ômega 3 e 6, importante antioxidante e renovador celular. A mistura a linhaça com o pão traz vantagens a sua alimentação, principalmente na dieta. O consumo do pão de linhaça ajuda a acelerar o metabolismo, melhora o índice nutricional da alimentação e recupera a fadiga muscular garantindo o aumento de energia e vitalidade do corpo. Para encarar uma dieta sem precisar se desfazer do pãozinho, consuma o pão de linhaça nos lanchinhos do dia-a-dia, antes e depois dos treinos ou demais atividades físicas.

Pão de milho

Com o nome já diz, o pão feito de milho é rico em fibras e minerais como o fósforo, ferro, potássio.

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