Palestra gratuita esclarece dúvidas sobre sistema digestivo em SP

Palestra gratuita esclarece dúvidas sobre sistema digestivo em SP

Atualizado: Terça-feira, 13 Julho de 2010 as 9:07

Com o objetivo de levar informações de saúde à população, o programa Bem Viver do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, vai promover uma palestra gratuita sobre sistema digestivo na próxima quarta-feira (21). O evento será ministrado pelo gastroenterologista da instituição Eduardo Berger.

Segundo o especialista, os principais fatores do desenvolvimento de doenças digestivas são as próprias características do organismo de cada um. Apesar disso, alguns fatores externos colaboram para o surgimento de distúrbios.

"É o caso de maus hábitos alimentares, como a ingestão de alimentos gordurosos, doces e picantes, os longos períodos em jejum, dificuldade para evacuar, utilização de medicamentos anti-inflamatórios, tabagismo e estresse", explicou Berger.

Os problemas do sistema digestivo podem ser divididos em distúrbios funcionais, mais comuns, e em doenças propriamente ditas. Entre os distúrbios, destacam-se impressão de plenitude após a ingestão de alimentos, sensação de "peso" no estômago e dificuldades de evacuações.

O médico ainda indicou hábitos simples para prevenir doenças no sistema digestivo, como controlar o nível de estresse; evitar longos períodos de jejum e o uso excessivo de substâncias irritantes ao estômago -como café, tabaco, bebidas alcoólicas, medicamentos anti-inflamatórios, e alimentos doces e gordurosos-, pois retardam a digestão e o "esvaziamento" do estômago; e dedicar de 10 a 15 minutos diários ao hábito de ir ao banheiro.

SERVIÇO

Palestra sobre sistema digestivo

Data: 21 de julho, quarta-feira

Horário: 15h

Local: Centro de convenções do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

Endereço: Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementina

Informações e inscrições: 0XX/11/ 5080-4127

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também