MENU

Saúde

Pará registra primeiro caso de dengue tipo 4

Pará registra primeiro caso de dengue tipo 4

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

O Pará registrou o primeiro caso de dengue do vírus tipo 4. Um homem de 65 anos, morador do município de Santarém Novo, no nordeste do Estado, contraiu a doença. Ele ficou quatro dias internado em hospital no município de Salinópolis. Além do Pará, o Amazonas e Roraima também notificaram casos do sorotipo viral, que não era registrado há 28 anos no Brasil, mas voltou a circular no ano passado.

De acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, o caso não tem relação com o surto de dengue tipo 4 identificado em Roraima, onde 18 pessoas foram infectadas desde o ano passado. Isso porque, segundo a secretaria, o homem não se deslocou para áreas com circulação do vírus.

Antes de adoecer, ele ficou alguns dias no distrito de Icoaraci, em Belém. Para a secretaria, trata-se de um caso autóctone, ou seja, contraído na própria capital paraense.

O caso foi confirmado por meio de exames do Instituto Evandro Chagas, no Pará, unidade de referência do país na área. O instituto também descartou suspeitas no município de Abaetetuba.

O ministério e as secretarias de saúde estadual e municipais já estão adotando medidas para reduzir as chances de novos casos desse tipo de dengue no Pará.

Os tipos mais comuns de dengue no país são o 1, 2 e 3. O retorno da circulação do vírus tipo 4 serviu de alerta para as autoridades de saúde, pois boa parte da população brasileira, em especial crianças e jovens, não tem imunidade contra esse vírus.

Os sintomas das quatro variações de dengue são os mesmos, como dores de cabeça, no corpo e articulações, febre, diarreia e vômito. O tratamento também é o mesmo: repousar, hidratar-se bem e não tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, que, por ter efeito anticoagulante, pode provocar sangramentos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições