Paracetamol pode estar ligado a alergias em crianças

Paracetamol pode estar ligado a alergias em crianças

Atualizado: Segunda-feira, 29 Novembro de 2010 as 4:12

O uso do paracetamol em crianças pode estar ligado ao desenvolvimento futuro de alergias e asma segundo um estudo da Universidade de Otago, em Washington.

Mais pesquisas no entanto são necessárias para esclarecer essa descoberta. Além disso, os benefícios do paracetamol para controlar a febre ainda são maiores que o potencial para o desenvolvimento posterior de alergias, segundo o professor Julian Crane, autor do estudo.

- O problema é que o paracetamol é dado livremente às crianças - disse.

O relatório, publicado na revista "Alergia Clínica e Experimental", é baseado no Estudo Cohort em Asma e Alergia, da Nova Zelândia, que investigou o uso de paracetamol em 505 crianças na cidade de Christchurch e 914 crianças entre 5 e 6 anos de idade na mesma cidade para ver se desenvolviam sinais de sensibilidade para asma ou alergias.

- A maior descoberta foi que crianças que usam paracetamol antes dos 15 meses de idade (90%) tinham probabilidade três vezes maior de se tornarem sensíveis a substâncias alérgicas e duas vezes mais probabilidade de desenvolver asma aos 6 anos em relação às crianças que não usam paracetamol - explicou Crane, em comunicado. - No entanto, ainda não sabemos por que isso ocorre. Precisamos de testes clínicos para ver se essas associações são causais ou não, e esclarecer o uso dessa medicação.

veja também