Paraná supera meta de vacinação contra pólio

Paraná supera meta de vacinação contra pólio

Atualizado: Segunda-feira, 30 Junho de 2008 as 12

A primeira fase da campanha de vacinação contra a poliomielite no Paraná, encerrada na sexta-feira, 27 de junho, superou a meta de 95%, ainda na tarde de quinta-feira, 26, de acordo com balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo o secretário da Saúde, Gilberto Martin, todo o trabalho foi feito com o objetivo de atingir 100% de cobertura vacinal, mas o índice obtido satisfaz,  por superar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

"Principalmente porque, dessa forma, evitaremos que a paralisia infantil seja novamente registrada em nosso território", destaca o secretário.

O Ministério da Saúde enviou ao Paraná 1,6 milhão de doses de Sabin, distribuídas em cerca  de duas mil salas de vacinação, incluindo pontos itinerantes. Crianças com até cinco anos de idade receberam as duas gotinhas da dose, que deverá ser reforçada na segunda fase da campanha.

A campanha foi aberta no dia 14 de junho e prorrogada para até a última sexta-feira, 27, em função do mau tempo - chuva e frio - que inibiu as pessoas de saírem de casa para irem até os postos.

"Não pode bobear, tem que vacinar", disse Martin, acrescentando que  o principal objetivo é evitar a reintrodução da paralisia infantil, doença que no Paraná está erradicada há 22 anos.

Postado por: Claudia Moraes

veja também