Pausa para o café no trabalho: sem estresse

Pausa para o café no trabalho: sem estresse

Atualizado: Sexta-feira, 30 Setembro de 2011 as 10:34

Com a vida a mil por hora e um turbilhão de coisas para fazer, é muito difícil controlar o estresse e as tensões do dia a dia. Mas desacelerar um pouco é fundamental para que você não se deixe levar pelo cansaço e consiga aproveitar melhor os momentos de lazer ao lado de quem ama.

A terapeuta floral Carolina Arêas, de San Diego, Califórnia, afirma que é importante fazer algumas pausas durante o dia para recuperar as energias. "Nesses pequenos intervalos, a pessoa é capaz de driblar a tensão fazendo algo que lhe proporcione prazer." Segundo ela, essa simples e rápida atitude faz a mente sossegar, o sistema nervoso acalmar e o corpo relaxar.

Parar alguns momentos é a melhor forma de manter o equilíbrio e continuar as tarefas do dia a dia com mais disposição. Carolina destaca que o acúmulo de estresse cobra um preço muito alto do corpo, que começa a sofrer com essa sobrecarga. Ficar muito tempo sentada não prejudica apenas a mente, mas o corpo também. É comum sentir dores nas costas, cabeça e pescoço ou tendinites. Por isso, a famosa "pausa para o cafezinho" é essencial.

E não precisa ser para tomar café. Uma caminhada de cinco minutos, por exemplo, ajuda a desacelerar a atividade mental. Outra dica da terapeuta é aspirar um aroma de lavanda para diminuir o estresse. Se você prefere uma pausa mais rápida, navegue um pouco pela internet e entre em sites que te distraiam. "O ideal é a pessoa procurar algo que lhe dê prazer para, assim, renovar as energias." Um café ou um suco com um amigo, a leitura de um trecho de um livro que lhe agrade... Apenas relaxe.

Esse pequeno intervalo também é uma forma de integração com os outros funcionários. Que tal sair um pouco daquele foco de trabalho e conversar sobre assuntos mais amenos? Você relaxa e ainda se aproxima dos colegas. Só evite ficar reclamando e falando de suas obrigações. Isso acaba com qualquer descanso.

Além disso, as pausas regulares são momentos de extrema importância para manter a sua produtividade. Mas cada um tem as suas necessidades e, por isso, você deve estar atenta ao tempo que aguenta concentrada e quanto demora a retomar o foco depois de alguma interrupção. Assim, você conseguirá determinar quantos intervalos são necessários para se sentir descansada e revigorada.

Pequenos rituais, segundo Carolina, podem fazer muito pela sua saúde física, emocional e espiritual. "Essa pausa temporária em nome do prazer evita que a tensão aumente, acalma e traz a atenção e o foco de volta."

Então, quando começar a sentir dores de cabeça, de costas, pescoço dolorido e falta de concentração, é hora de parar e descansar um pouco. Ninguém consegue trabalhar se estiver cansado. Esses cinco minutinhos não vão prejudicar a sua produtividade. Pelo contrário, vão aumentá-la.

Passar o dia inteiro sentada não faz bem e pode deixá-la ainda mais cansada. Por isso, vá dar uma volta, relaxe e descanse a mente. Você vai se sentir renovada e pronta para enfrentar a segunda parte do dia com mais energia e disposição. Alguns minutos podem fazer toda a diferença no seu dia.

veja também