MENU

Saúde

Pele: O que fazer com poros abertos no verão

Pele: O que fazer com poros abertos no verão

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

No title Oleosidade em excesso e cravinhos, principalmente no verão, traz consequências incômodas ao rosto, como os poros abertos, indício de que a pele está em desequilíbrio.

"Os poros têm a função de regular a hidratação cutânea (pele). O calor estimula a produção das glândulas sebáceas, e nos casos de pele oleosa, essa produção excessiva faz com que esses poros se dilatem visando uma correta hidratação da pele, isso acontece eliminando o excesso de sebo", diz a dermatologista Sara Bragança, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

Apesar dos poros serem difíceis de fechar, há tratamentos que melhoram a aparência do rosto. Uma das medidas indicadas pela dermatologista é investir no velho ritual de limpar e tonificar a pele, com o cuidado de sempre usar um sabonte neutro. A razão é simples. Sara explica que se a retirada da gordura é em excesso, a pele fica ressecada, e, consequentemente, a glândula produz mais sebo para corrigir a hidratação, o que deixa o rosto com oleosidade.

"Também é importante que a água seja em temperatura ambiente. Use uma loção tônica que se adapte ao seu tipo de pele e sem teor alcoólico. Coloque num algodão e delicadamente passe sobre o rosto. Prefira os tônicos que contém própolis, hamamelis, calêndula, pepino e camomila", recomenda. Para ficar mais fácil, a profissional indica alguns produtos no mercado, entre eles, o Sabonete Líquido Facial Compose Camomila e Azuleno (Dermage) e o Actine (Darrow). Entre os tônicos: Loção Beatriz (Dermatus) e Tonico Compose (Dermage). E para hidratação (Acne Solution Loção Secativa) com filtro solar 15, zinco e ácido lactobiônico.

A esfoliação, para tirar as impurezas e células mortas, também pode ser feita com produtos próprios das marcas já citadas, entre elas, Dermage, Darrow e Neutrogena, com o cuidado de não usar materiais mais abrasivos, como a bucha vegetal, pois o atrito é responsáveis por buraquinhos ainda mais aparentes. "Deve-se esfoliar toda a face com movimentos circulatórios e uma presão de leve a moderada, com água em temperatura ambiente. Os intervalos devem ser semanais", explica.

Quem usa bastante maquiagem deve tomar cuidado, pois os poros dilatados são sinal de pele sufocada, por isso não tenha preguiça de retirar todos os resíduos e nunca dorma com a própria. A boa pedida são produtos matificantes, que são anti-brilho e eliminam a oleosidade da pele.

Fora de casa, um tratamento simples é a a limpeza de pele. "Devido a limpeza profunda consegue se controlar a oleosidade, e, consequentemente, reduzir a aparência dos poros abertos". Sara indica sessões com profissionais especializados em intervalos mensais. Nos casos mais extremos, entre os tratamentos usados pela profissional estão as máscaras faciais com ácido glicólico, pelling de ácido retinóico, peeling de cristal, ou mesmo o laser.

Por Juliana Lopes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições