MENU

Saúde

Perda de peso pode ser primeira opção contra apneia do sono

Perda de peso pode ser primeira opção contra apneia do sono

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Obesidade e apneia do sono andam de mãos dadas. Uma pesquisa vinda da Suécia mostra que perder peso pode ser a primeira opção, quando se consegue um emagrecimento eficiente e rápido.

A apneia do sono é um distúrbio ventilatório que não permite que o indivíduo repouse durante o sono. A doença está associada a aumento da mortalidade por doença cardiovasculares e diabetes.

O tratamento utiliza estratégias mecânicas e clínicas. Aparelhos de fisioterapia que precisam ser usados durante toda a noite e placas bucais que modificam a posição da mandíbula funcionam bem. Mas a médio e longo prazo a utilização desses aparelhos se mostra difícil de ser mantida.

O trabalho realizado no Instituto Karolinska e publicado na revista ?British Medical Journal? tem o mérito de avaliar o impacto da perda de peso no tratamento da apneia do sono comparado aos métodos tradicionais.

Pacientes obesos e acima do peso foram encaminhados para perda de peso ou tratamento tradicional. A dieta utilizada restringiu de forma rígida a quantidade de carboidratos, com pequena quantidade de calorias diárias.

O estudo procurou medir o impacto da intervenção dietética em um período curto, apenas 3 meses.

O grupo que fez a dieta perdeu peso como era esperado, porém o inusitado foi o efeito sobre o problema respiratório. A metade dos pacientes melhorou de forma significativa dos sintomas respiratórios e quase 20% ficou livre do problema.

A mudança de hábitos e a perda de peso costumam fazer parte do tratamento e têm como importante efeito o controle de outras doenças que acompanham a obesidade.

A pesquisa comprova de forma científica o que se observa na prática clínica diária. O grupo estudado foi pequeno e portanto deverá servir como modelo para estudos maiores e com maior duração para comprovação efetiva dos resultados obtidos.

Por: Luis Fernando Correia

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições