Personalidade pode ser segredo de emagrecimento

Personalidade pode ser segredo de emagrecimento

Atualizado: Terça-feira, 30 Agosto de 2011 as 10:30

  Esqueça a contagem de calorias ou o tipo sanguíneo. Segundo o neurocientista inglês Daniel Amen, o segredo para perder os indesejáveis quilinhos é prestar atenção na própria personalidade e saber reconhecer suas fraquezas, segundo divulgou o jornal britânico   Daily Mail   deste sábado (27).

De acordo com o profissional, muitas das pessoas que estão acima do peso jamais vão conseguir emagrecer porque não são geneticamente capazes de seguir planos de dieta. Então, ao invés de passar horas malhando e contando calorias, deveriam fazer atividades de autoconhecimento para identificar suas fraquezas e trabalhá-las sobre o que as fazem comer.

Amen, que acabou de publicar um livro nos EUA, definiu cinco categorias de comilões após observar os padrões cerebrais de seus pacientes em sobrepeso: compulsivos, impulsivos, compulsivo-impulsivos, tristes ou emocionais e ansiosos. O neurocientista declarou que cada grupo deve evitar alguns alimentos específicos e ingerir mais de outros para conseguirem perder peso.

Os compulsivos, disse o profissional, "tendem a pensar constantemente em comida". Para eles, dietas da proteína são inúteis porque o foco de pensamento está na grande quantidade de alimentos e, por isso, o neurocientista propôs que se alimentassem de carboidratos complexos, que ajudam o organismo a produzir mais serotonina, melhorando o humor. Todavia, carboidratos são terríveis para os impulsivos, porque eles perdem o controle facilmente e devem comer alimentos como aveia e frango, que aumentam a dopamina e a concentração.

Os compulsivos-impulsivos precisam focar nos exercícios e os emotivos, consumir mais ômega 3, para acalmar o corpo e reduzir inflamações, segundo Amen. Os ansiosos, que usam a comida para reduzir medo, tensão e nervosismo, devem evitar álcool e cafeína e preferir glutaminas que estão presentes nas nozes, no brócolis e nas lentilhas.

As recomendações do neurocientista foram recebidas com ceticismo por muitos profissionais, que temem que ao ler o livro, obesos usem a personalidade como uma desculpa para não conseguirem emagrecer. A nutricionista Evelyn Toner disse concordar que os problemas de peso têm ligação com a personalidade, "mas para emagrecer é preciso mudar os hábitos e o comportamento, não apenas substituir os alimentos".

  Descubra qual sua personalidade e o que evitar :

Compulsivos: guarda ressentimento, gosta de argumentar, tem problemas para dormir e tende ao excesso. Deve comer arroz integral, salmão, banana e sementes de girassol. Evite cafeína e dietas protéicas

Impulsivo: come quando não tem fome, distraído, desorganizado e sempre atrasado. Deve comer carne, peixe, frango, peru, aveia e chá verde. Evite dietas adocicadas e com muito carboidrato

Compulsivo-impulsivo: pensa em comida o dia todo e tem características tanto impulsivas quanto compulsivas. Deve apostar no chá-verde e banhos de sol  

Emocional: se chateia facilmente, encontra na comida um conforto, tem frequentes dores de cabeça e baixa auto-estima. Deve investir em ovos, cavalinha, fígado, amendoim e brócolis. Evite dormir pouco.

Ansioso: tem tensão muscular, rói unhas, tem palpitações e dores de cabeça, fica tímido e desconfortável em eventos sociais. Prefira grãos integrais, laticínios, espinafre, amêndoas e ômegas 3 e 6. Evite o excesso de proteína animal  

veja também