MENU

Saúde

Pesquisa afirma que leite materno reduz crises de diarreia infantil

Conheça os benefícios do alimento

Fonte: Guiame, com informações de Assessoria DezoitoAtualizado: quinta-feira, 13 de agosto de 2015 15:11
Leite materno
Leite materno

O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê. Rico em diversos nutrientes necessários para a saúde e desenvolvimento da criança, a recomendação é que esse alimento seja fornecido, de maneira exclusiva, durante os seis primeiros meses de vida. Entre os muitos benefícios que ele proporciona, podemos citar: formação do sistema imunológico, prevenção de alergias e diminuição do risco de obesidade infantil.

Contudo, você sabia que o aleitamento materno também auxilia na diminuição dos episódios de diarreia nas crianças? Uma pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), da Universidade de São Paulo (USP), constatou que bebês que mamam têm menores taxas de diarreia aguda. Em contrapartida, a pesquisa detectou que crianças que não mamaram tiveram 2,6 vezes mais chances de sofrer com a doença.

Apresar de parecer um problema simples, quando não tratada, a diarreia infantil aguda pode trazer complicações mais graves. Para se ter uma ideia, essa doença é a segunda causa de mortalidade entre crianças menores de cinco anos de idade, sendo responsável pela morte de 1,5 milhão no mundo. A fim de encontrar uma solução para o problema, a Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em 2009, publicou uma série de orientações para prevenir e tratar a doença. Uma das recomendações é o emprego do zinco para ajudar na regeneração das células intestinais e controlar os episódios de diarreia.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições