MENU

Saúde

Pesquisa associa sono a resfriado

Pesquisa associa sono a resfriado

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Um estudo norte-americano concluiu que pessoas que dormem menos de sete horas por dia têm três vezes mais chances de desenvolver doenças respiratórias após ser expostas a vírus de resfriado do que as que dormem mais de oito horas. As informações foram divulgadas recentemente pela revista Archives of Internal Medicine.

A qualidade do sono é tão importante para a saúde humana que, no próprio artigo, foi citada uma outra pesquisa que afirma que a insuficiência de sono prejudica a imunidade. De acordo com o impresso, as pessoas que dormem entre sete e oito horas por noite apresentam os mais baixos índices de doenças cardíacas.

A pesquisa analisou 153 voluntários saudáveis, de ambos os sexos, com idade em torno de 37 anos, entre 2000 e 2004. Durante duas semanas, os participantes responderam a diversas perguntas, como quantas horas dormiram por noite, que porcentagem do tempo passou na cama realmente dormindo e se eles se sentiam descansados. Depois de respondido o questionário, os participantes ficaram de quarentena e receberam gotas no nariz contendo um vírus causador do resfriado comum.

Durantes os cinco dias posteriores, as pessoas relataram sobre quaisquer sintomas que por ventura tiveram; além disso, foram recolhidas amostras de muco de suas narinas para análises.

Após 28 dias, os voluntários tiveram sangue recolhido para a verificação da presença de anticorpos demonstrando uma resposta imunológica à presença do vírus. Após a investigação, os cientistas chegaram à conclusão que quanto menos a pessoa tinha dormido, maior sua chance de desenvolver um resfriado.

Os estudiosos também associaram a qualidade do sono com a presença da doença. Esse quesito se referiu ao tempo que a pessoa passava deitada na cama e quantas horas realmente foram ela estava adormecida.

Dados

Voluntários que dormiram menos de 92% do tempo que passaram na cama tinham cinco vezes e meia mais chance de ficar doentes do que aqueles que possuem o aproveitamento de mais de 98%; Não foi encontrada ligação entre sentir-se cansado e resfriado; Entre sete e oito horas de sono por noite é uma média recomendada; A pouca qualidade de sono interfere na regulação de substâncias químicas liberadas pelo organismo como resposta a infecções.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições