Pesquisa constata que música pode nos deixar apaixonados

Pesquisa constata que música pode nos deixar apaixonados

Atualizado: Quinta-feira, 6 Outubro de 2011 as 1

É normal ouvir músicas de amor ao estar apaixonado. Mas o inverso também é válido? É possível se apaixonar depois de ouvir uma música romântica? Uma pesquisa publicada no Psychology of Music concluiu que sim – as pessoas ficam mais dispostas a um relacionamento sob os efeitos de uma canção de amor. 

O estudo reuniu homens e mulheres. Cada uma delas, que acreditavam estar participando de uma pesquisa sobre alimentos orgânicos, foi deixada sozinha em uma sala de espera, sob o pretexto de que o outro participante ainda não havia chegado. Em algumas salas, a música de fundo tocada era muito romântica, e em outras, era uma canção popular sem conteúdo. 

Depois de alguns minutos, um homem da mesma idade da menina entrava em cada sala e as levava para uma outra, reservada para a degustação dos biscoitos orgânicos – a fase foi apenas uma desculpa para unir os dois sexos. No final do teste, o pesquisador saiu da sala e pediu para que os participantes o esperassem. 

Neste momento, os rapazes já instruídos disseram às moças que as achavam muito atraentes e pediram seus números de telefone, a fim de conhecê-las melhor. O resultado: 52% das mulheres que haviam ouvido anteriormente a música de amor passaram seus contatos, ao lado de apenas 28% entre as mulheres que ouviram a outra canção. 

A pesquisa ilustra a fragilidade causada nas pessoas por uma música romântica. A canção tocada durante o estudo, “Je l'aime à mourir”, repete a palavra amor 19 vezes. 

veja também