Pesquisa espanhola conclui que comer nozes, reduz em 30% risco de infarto e AVC

Comer nozes reduz risco de infarto e AVC

Atualizado: Terça-feira, 26 Fevereiro de 2013 as 10:25

 

Conheçar alimentos que fazem bem a saúde, é incluso em nosso cardápio diariamente, garantindo uma vida saudável. Consumir 30 gramas de frutos secos, como as nozes, reduz em 30% o risco de sofrer com doenças cardiovasculares e diminui em 49% a possibilidade de sofrer um ictus ou acidente vascular cerebral. 
É o que diz a pesquisa espanhola divulgada na última segunda-feira pelo The New Englad Journal of Medicine.
 
As nozes complementadas com azeite de oliva virgem e frutos secos, ajuda na prevenção primária da doença cardiovascular, a que mais causa morte no mundo.
 
O teste, que começou em 2003, participaram 7.447 voluntários, homens e mulheres de 55 a 80 anos, que tinham um alto risco de desenvolverem doenças cardiovasculares. Os participantes foram distribuídos em três grupos em função da alimentação: dieta mediterrânea com azeite de oliva virgem, dieta mediterrânea com frutos secos (30 gramas ao dia) e dieta baixa em todo tipo de gorduras.
 
O coordenador do estudo, Dr. Ramón Estruch, mudou os hábitos alimentares dos voluntários e que em cinco anos já observou uma redução de 30% no risco de sofrer doenças cardiovasculares, "o que muitos fármacos não conseguem". Além disso, ficou comprovado que os participantes perdiam peso e reduziam o diâmetro da cintura apesar da incorporação de azeite de oliva virgem e frutos secos na dieta.
 
Basta incluirmos os alimentos em quetão, evitado futuros problemas de saúde.
 
 
 
 
Com informações de: Terra

veja também