Pesquisa mostra que pessoas sonolentas escolhem alimentos gordurosos

Pesquisa mostra que pessoas sonolentas escolhem alimentos gordurosos

Atualizado: Sexta-feira, 5 Agosto de 2011 as 8:32

Cada vez mais comum, a associação entre uma noite mal dormida e o aumento de peso agora ganha mais um estudo: segundo uma pesquisa apresentada durante o encontro da Associação de Profissionais do Sono de Minnesota, Estados Unidos, uma pessoa sonolenta tende a escolher alimentos mais gordurosos.

Segundo Willian Killgore, professor de psicologia de Harvard e um dos principais autores do estudo, é provável que alguém com sono tenha menos controle do que ingere. Isso porque o córtex pré frontal, região do cérebero responsável pelo controle do comportamento, é menos ativado quando estamos sonolentos. E aí alimentos como hambúrgueres, doces e pizzas são as escolhas preferidas. Celso Cukier, nutrólogo do hospital Albert Einstein conta que atualmente é comum pedir para pacientes que vem engordando uma análise do sono. E geralmente o aumento de peso também é acompanhado de distúrbios do sono, como a apnéia. “Dormir mal mexe com o metabolismo e tem como consequência mudança de hábitos”, explica ele. Além disso, durante o sono, o organismo reduz a síntese da grelina, o hormônio do apetite, e aumenta a leptina, responsável pela saciedade. Com a privação do sono, a fabricação dessas substâncias fica desregulada.

E as mães, claro, conhecem bem essa situação. Seja porque o bebê simplesmente dormiu mal ou porque está doentinho, é fácil encontrar mulheres que tenham o sono interrompido por conta dos filhos. Mas não precisa entrar em pânico. Para amenizar esse problema, Cukier recomenda uma alimentação mais leve, principalmente à noite, para garantir que pelo menos você durma melhor entre as idas e vindas até o quarto da criança. Outra dica é comer mais vezes ao dia, o que diminui a ansiedade e, assim, garante uma noite de sono melhor. “É um ciclo. Você come melhor para dormir melhor e vice-versa”, explica o especialista.

veja também