Pesquisa sugere que obesidade afeta saúde apenas depois dos 40 anos

Pesquisa sugere que obesidade afeta saúde apenas depois dos 40 anos

Atualizado: Segunda-feira, 7 Junho de 2010 as 1:42

A obesidade aumenta o risco de diabetes tipo 2, problemas cardíacos e outras doenças, mas uma descoberta surpreendente sugere que ela pode não afetar a saúde de uma pessoa até os 40 anos de idade.

O estudo comparou medicamentos tomados por norte-americanos com peso normal, sobrepeso e obesos, com idades entre 25 e 70 anos, que participaram em Pesquisas Nacionais de Saúde e Nutrição de 1988 a 1994, e 2003 a 2006. As pesquisas incluíram 8.880 homens e 9.071 mulheres.

Enquanto os obesos de todas as idades tomavam levemente mais medicamentos do que as pessoas com peso normal, as diferenças estavam principalmente entre adultos com mais de 40 anos, segundo o estudo, publicado no "International Journal of Obesity".

Por exemplo, 28,7% dos homens obesos e 25,2% dos homens de peso normal com idades entre 25 e 39 anos tomavam remédios. Mas entre aqueles com 40 a 54 anos, 60% dos homens obesos estavam sob medicamentos, frente a 39,3% dos homens de peso médio.

As diferenças em remédios tomados por adultos de peso normal e aqueles considerados em sobrepeso foram pequenas em todas as idades, segundo os pesquisadores.

Brant Jarret, estudante de graduação que era o principal autor do estudo, disse que uma das mensagens do artigo era que o índice de massa corporal, a fórmula usada para avaliar o status do peso, é uma medida imperfeita. "Essa não é a melhor medição em termos de fatores de risco ou saúde atual", disse ele.

veja também