Pessoas com pele clara precisam tomar suplemento de vitamina D

Pessoas com pele clara precisam tomar suplemento de vitamina D

Atualizado: Quinta-feira, 6 Outubro de 2011 as 8:34

Pessoas com pele muito clara e que tem facilidade de se queimar no sol precisam tomar suplemento de vitamina D, de acordo com pesquisa. A vitamina D é essencial para saúde dos ossos e é absorvida pelo corpo quando as pessoas são expostas a luz solar, mas para isso é preciso ficar exposto pelo menos por 15 minutos aos raios ultravioleta.

Um novo estudo realizado pela Universidade de Leeds descobriu que pessoas com peles pálidas não podem ficar muito tempo no sol e devem até evitar se bronzear. De acordo com os resultados, os benefícios por absorver a vitamina D da luz solar são menores do que os riscos de exposição ao câncer de pele.

A pesquisa foi publicada na revista "Câncer: Causas e Controle" e sugere que a concentração necessária de vitamina D no sangue seja de 60nmol/L, só que pessoas muito claras só conseguem esses níveis aliando tomar sol com suplementos. "Indivíduos de cor clara que se queimam facilmente não conseguem fabricar vitamina o suficiente com a luz solar e, portanto precisam tomar suplementos", afirma Julia Newton-Bishop, professora e líder do estudo.

Os pesquisadores analisaram os níveis de vitamina D no organismo de mais de mil pessoas e analisaram que os que tinham pele muito clara tinham a presença da vitamina mais baixa do que os outros grupos.

veja também