MENU

Saúde

Pessoas emocionalmente estáveis vivem mais, diz pesquisa

Pessoas emocionalmente estáveis vivem mais, diz pesquisa

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

O segredo para uma vida longa pode ser muito simples, de acordo com um pesquisa do Instituto Nacional sobre o Envelhecimento, nos EUA. Após acompanhar mais de 2.300 pessoas por mais de 50 anos, os pesquisadores descobriram que pessoas calmas, fisica e socialmente ativas, vivem mais que outras pessoas.

Os resultados foram colhidos a partir dos dados de um estudo longitudinal (feito durante um longo período de tempo) e publicados no peródico científico Psychosomatic Medicine.

Esses resultados apontaram também uma ligação entre determinados traços de personalidade e idade avançada. A pesquisa mostrou que entre essas características pessoais estão estabilidade emocional, organização, disciplina, maior consciência sobre o que ocorre ao seu redor (analisam a vida de forma mais tranquila) e reservas financeiras (feitas durante sua juventude).

Outros traços de personalidade, ao contrário parecem contribuir com uma vida mais breve: raiva, instabilidade de humor, ansiedade e depressão são alguns desses pontos negativos para uma vida pior na velhice.

Outros fatores também contribuem

O estudo entretanto não é novidade. A maioria das pessoas sabe que felicidade e estilo de vida saudável levam a uma boa saúde. Um estudo similar, feito em 2003 e publicado no mesmo periódico que homens com o tipo de personalidade competitiva, impaciente e ansiosa tem maiores riscos de ataques cardíacos em idade mais jovens que aqueles sem essas características.

Mas também é importante lembrar que somente personalidade e nível de atividade não é um fator único e predominante e que tudo isso pode ser uma escolha pessoal e portanto suscetível a mudanças a qualquer momento, dependendo apenas do indivíduo.

Se você acha que tem essas características mais ansiosas e leva uma vida sedentária, procure formas de mudar suas atitudes. Procurar ajuda de profissionais da área de saúde mental é a primeira coisa que você pode fazer por si mesmo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições