Pessoas obesas devem amar seu corpo para emagrecer

Pessoas obesas devem amar seu corpo para emagrecer

Atualizado: Sexta-feira, 5 Agosto de 2011 as 8:43

Começar a trabalhar a autoimagem é o primeiro passo para que os obesos comecem a perder peso, é o que indica um estudo desenvolvido na Technical University of Lisbon e na Bangor University, com informações do jornal Daily Mail.

Os pesquisadores descobriram que mulheres obesas que foram orientadas com relação à sua saúde perderam 2% do seu peso inicial em um ano. No entanto, entre as mulheres que, além disso, tiveram discussões em grupo para falarem sobre suas barreiras pessoais, a perda de peso foi ainda maior, alcançando os 7%.

A pesquisa indica que a imagem que a pessoa faz do próprio corpo representa o seu grau de confiança, composto por uma mistura de experiências de vida, personalidade e pressões sociais.

O líder da pesquisa, Pedro Teixeira, afirmou que os problemas de imagem corporal são muito comuns entre as pessoas obesas, o que os leva a comer para se sentirem mais confortáveis ou a adotarem padrões rígidos de alimentação, dificultando ainda mais a perda de peso.

Segundo ele, os resultados mostram uma forte relação da autoimagem corporal com a redução da ansiedade sobre as opiniões das outras pessoas e mudanças positivas no comportamento alimentar. A conclusão da pesquisa foi publicada no International Journal of Behavioural Nutrition and Physical Activity .

veja também