Pílula para tratar e prevenir diabetes tipo 2

Pílula para tratar e prevenir diabetes tipo 2

Atualizado: Quinta-feira, 6 Outubro de 2011 as 12:28

Uma pílula para tratar e prevenir a diabetes tipo 2 pode ser desenvolvida em breve, de acordo com cientistas. O estudo, realizado em ratos com a doença, encontrou um componente produzido naturalmente pelo corpo que conseguiu restaurar o metabolismo do açúcar no organismo. Pesquisadores acreditam que essa descoberta pode criar pílulas, como vitaminas diárias, para quem sofre da doença.

O componente é o nicotinamida mononucleotídeo (NMN) e ele tem papel importante na maneira que as células consomem energia. Os autores do estudo conseguiram normalizar o nível de açúcar no sangue dos ratos diabéticos ao injetar o componente químico e a próxima conquista é administrá-lo de forma líquido aos animais, e posteriormente, começar os estudos em humanos.

Todos os ratos diabéticos tinham quantidade reduzida da molécula chamada NAD, derivada do NMN, e que ativa uma proteína que promove um metabolismo mais saudável. Os níveis de NAD foram aumentados quando os cientistas injetaram NMN nos animais.

Depois do tratamento os ratos tiveram melhora na resposta à glicose. As fêmeas voltaram a ter capacidade de mover a glicose do sangue para os órgãos e tecidos, mas os machos não tiveram essa função completamente normalizada.

Os cientistas acreditam que a mudança pode ser explicada pelo efeito dos hormônios.

A pesquisa foi feita pela Universidade de Washington e foi publicada na revista Cell Metabolism.

veja também