Pílula pode ser a solução contra o ronco

Pílula pode ser a solução contra o ronco

Atualizado: Sexta-feira, 5 Fevereiro de 2010 as 12

No title Toda noite é a mesma "sinfonia" desafinada e irritante. Quem ronca atrapalha a vida de quem dorme ao lado ou próximo. Se você é um dos que sofrem com o barulho alheio, pode ter uma pontada de esperança. A empresa farmacêutica americana Vivus está testando uma pílula, a Qnexa, que seria a primeira a tratar o problema.

Um pequeno estudo, com homens e mulheres entre 30 a 65 anos, obteve como resultado a diminuição da taxa de ronco em 70%. Além disso, o número de vezes que o sono foi interrompido por problemas relacionados ao ronco caiu de uma média de 46 por hora para 14. Os participantes perderam, em média, 10% do peso e apresentaram uma queda significativa da pressão arterial.

A pílula foi desenvolvida como um remédio para perder peso. Contém uma mistura do estimulante fentermina e da droga antiepilepsia topiramato.

"Cerca de 50% das pessoas obesas sofrem de apneia do sono (relacionada ao ronco) em algum grau", disse Jim Horne, especialista em medicina do sono da Universidade de Loughborough, na Inglaterra, ao jornal Daily Mail. "Quando eles se deitam na cama, seus músculos relaxam e, em seguida, a gordura ao redor do pescoço comprime as vias aéreas ainda mais. É possível que essa droga ajude provocando perda de peso ou pode ser que, de alguma forma, deixe os músculos da garganta um pouco mais tensos."

São necessárias novas pesquisas para detectar se a novidade significa um avanço no combate à apneia do sono (quando a pessoa fica sem respirar por alguns segundos e várias vezes ao longo da noite). "Nós não saberemos se pode ser usado por pessoas que roncam habitualmente e não estão acima do peso até que novos estudos sejam realizados."

Por Patricia Zwipp

veja também