Planos de saúde devem fornecer cartão do SUS para os clientes

Planos de saúde devem fornecer cartão do SUS para os clientes

Atualizado: Quarta-feira, 7 Novembro de 2012 as 9:53

O Ministério da Saúde e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informaram, nesta terça-feira (6), as senhas de acesso ao Cadastro do Sistema Único de Saúde (CadSus) para todas as operadoras de planos de saúde cadastradas no Brasil. O fornecimento dessas senhas é para que as operadoras de convênio forneçam o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) a 17 milhões de beneficiários que ainda não possuem esse registro. Com essa medida, ficará mais fácil para as operadoras reembolsarem a União.

O objetivo desse procedimento representa dois ganhos, destaca o ministro da saúde. Para o usuário, já que haverá um melhor 

acompanhamento dos atendimentos, internações e dos históricos acompanhados. O médico conseguirá ver se o paciente é usuário de plano de saúde e checar informações junto ao plano.

 

Outro ganho será quanto aos procedimentos de reembolso ao SUS, onde a medida facilitará saber se o usuário tem plano de saúde, tornando-se uma informação fundamental para as operadoras ressarcirem à União.

O ministro afirmou “Todos os beneficiários terão seu registro no Cartão Nacional de Saúde até 2014, acrescentando que existem hoje 48 milhões de usuários de planos de saúde. A medida deverá beneficiar cerca de 17 milhões de usuários que não foram contemplados pela entrega dos 31 milhões de registros, em maio deste ano, e os futuros usuários de planos de saúde”.

 

Com informações de Dinheiro na Conta

veja também