População desconhece direitos dos doentes terminais

População desconhece direitos dos doentes terminais

Atualizado: Terça-feira, 30 Outubro de 2012 as 10:02

 

Pesquisa apresentada no III Encontro Internacional de Pesquisa em Enfermagem mostra que a maioria dos pacientes terminais não sabe os seus direitos e que apesar da Lei dos Direitos dos Usuários dos Serviços de Saúde do Estado de São Paulo prever isso, muitos acreditam que o paciente terminal deve ser submetido à UTI, mesmo contra sua vontade.

Uma das cláusulas diz que: “— É o direito que o doente terminal tem pelo conforto em si, assim como os cuidados necessários para a manutenção dele, como se negar aos chamados procedimentos invasivos que não tratarão mais benefícios à sua vida.”

A pesquisa realizada pela professora Halyne Cássia Gomes dos Santos, da Universidade de Medicina e Direitos Humanos de São Paulo, mostrou que 78,8% desconheciam os direitos de pacientes terminais.

“ Muitos ainda não sabem, mas pacientes em casos terminais além de escolher como querem morrer pode escolher onde querem morrer”,  diz a professora.

Falta divulgação e conhecimento dos direitos. As pessoas muitas vezes não têm possibilidade de escolha e, por ter falta de conhecimento, ficam vulneráveis, não fazendo valer o direito que têm.

Para saber mais sobre os direitos dos médicos para com o paciente veja aqui

veja também