Por que o ESTRESSE engorda?

Por que o ESTRESSE engorda?

Atualizado: Terça-feira, 12 Fevereiro de 2008 as 12

Após um período de estresse, o organismo libera a secreção de cortisol. Esse hormônio impede a liberação de gordura pelo tecido adiposo (tecido de gordura), dificultando, com isso, a perda de peso e, em paralelo, aumentando o apetite, conseqüentemente, aumentando o peso corpóreo.

A presença de cortisol pode também contribuir para o aumento de peso, provocando a longo prazo: deposição de gordura na região abdominal; resistência à insulina, em conseqüência disso ocorre um aumento da insulina sanguínea, aumentando ainda mais o ganho de peso; maior risco de desenvolvimento do Diabetes Mellitus tipo2; aumento do colesterol e triglicérides; formação de placas de ateroma e infarto.

Outros prejuízos do cortisol são: distúrbios de sono, fadiga e doenças auto-imunes como diabetes tipo 1, lúpus, artrite reumatóide, entre outras.

Nos dias de hoje, morando em uma cidade grande como São Paulo, tudo nos leva a ter uma vida de muita pressão e estresse. A qualidade de vida é muito importante e deve ser levada em conta em todos os momentos de nossas vidas. Devemos tentar ao máximo nos livrar dos momentos de estresse; não podendo fazer isso, temos que tentar combater suas conseqüências.

Postado por: Claudia Moraes

veja também