Por que queremos comer mais no frio?

Por que queremos comer mais no frio?

Atualizado: Sexta-feira, 3 Junho de 2011 as 11:21

O frio chegou. E com ele a vontade de comer mais. Sobretudo alimentos mais calóricos como chocolates, queijos, e preparações mais consistentes. Aquela salada que é uma delícia no verão já não atrai tanto.

Muitas pessoas percebem o aumento do apetite nos dias mais frios, mas não sabem exatamente por que isso acontece e o que se deve comer. Em dias frios, o que para a região sudeste significa algo em torno de 10 a 15 graus Celsius, a sensação térmica vai depender de alguns fatores como taxa de gordura corporal, grau de atividade física e a vestimenta. Quanto maior a sensação de frio, maior o apetite, já que em temperaturas extremamente baixas, o metabolismo basal pode aumentar em até 5 vezes.

A fome é uma resposta do organismo para aumentar o isolamento térmico através do aumento de gordura corporal. Por isso existe a preferência por alimentos ricos nesse nutriente. O calafrio é também uma forma de gerar calor através dos movimentos musculares que consome glicogênio muscular, aumentando a necessidade de energia do organismo.

A dica é: exercite-se mais! Gere calor através da queima das calorias da reserva e não as aumente ainda mais, a não ser que você esteja de mudança para a Terra do Fogo!

Brincadeiras à parte, aqui vão alguns conselhos:

1. procure fracionar sua alimentação em 5 a 6 refeições/dia

2. não neglicencie as frutas. Agora é tempo de caqui, atemóia, tangerina, aproveite!

3. cuidado com consumo de gorduras elevado. Pegue leve na fondue de queijo, nas castanhas e frituras

4. moderação com álcool também é recomendável. O álcool tem 7 kcal/g enquanto os carboidratos tem 4!

Mantenha sua alimentação habitual dentro do possível e, se necessário, aumente discretamente as quantidades de todos os alimentos de forma equilibrada

veja também