É possivel tratar a enxaqueca com procedimento cirúrgico? Pesquisa diz que sim

É possivel tratar a enxaqueca com procedimento cirúrgico? Pesquisa diz que sim

Atualizado: Quarta-feira, 11 Novembro de 2009 as 12

Um estudo realizado pela Case Western Reserve University, de Ohio, nos Estados Unidos, diz que é possível tratar a enxaqueca com procedimento cirúrgico.

A pesquisa tem dividido a opinião médica, pois sugere que a cirurgia plástica em algumas áreas do cérebro, com cortes dos nervos em lugares específicos da enxaqueca, pode resolver o problema. No entanto, eles salientam que o procedimento não é uma boa opção para pacientes que têm dores esporádicas ou, ainda, para aqueles que reagem bem aos tratamentos.

Segundo o clínico-geral Alexandre Feldman, que há 20 anos se dedica ao tratamento da

enxaqueca e é autor do livro "Enxaqueca - só tem quem quer", esse tipo de cirurgia não deve ser encarado como algo definitivo.

"O problema tem causas muito mais profundas. Até existem cirurgias para tratar a enxaqueca, mas, como todo procedimento, deixam cicatrizes internas e externas vitalícias", explica. "Não acredito que seja um passo na direção da cura da doença.

Pode ser para o controle dos sintomas. Ao cortar os músculos que estão tensionados, não se encontra a solução, já que não são a causa do problema.

A dor pode não passar e, pior, voltar em outro local da cabeça", alerta. (I.S.)

veja também