A postura durante horas no trabalho pode prejudicar sua saúde; saiba mais

A postura e sua saúde

Atualizado: Sexta-feira, 27 Janeiro de 2012 as 9:48

Trabalhar durante horas na mesma posição não é fácil, principalmente se você não costuma ter uma postura adequada. Ao longo do tempo as dores aparecem e acabam tornando seu dia-a-dia insuportável, o trabalho também passa inclusive a ser prejudicado. O cuidado com a postura deve ser dobrado para não lesionar a coluna ou articulações.

Confira algumas dicas de especialistas para que você se cuide durante o horário de trabalho e mantenha o seu corpo saudável e livre de complicações ortopédicas.

Evite dores e lesões mantendo a postura correta sempre

Praticar exercícios físicos é o primeiro passo, eles são essenciais e aliados na conquista da educação postural correta, contribuem imensamente para sua saúde.

Atividades indicadas que te ajudarão a manter a postura:

- Pilates;
- Hidroterapia; e
- RPG (Reeducação Postural Global). Se trata de exercícios específicos para a correção da postura.
 
Outro ponto que deve ser levado em consideração é a sua postura nas atividades do dia-a-dia, como lavar louças, dormir e levantar objetos. Cuidar da postura apenas no trabalho não adiantará se em casa sua postura não for correta. Por isso, tente manter sempre sua coluna ereta durante a execução das atividades diárias.

No trabalho, é preciso analisar e estar sempre atenta à postura que você fica enquanto faz suas tarefas. Como passamos muito tempo no trabalho e geralmente na mesma posição sempre, a atenção deve ser redobrada.

Sentado o dia inteiro
 
Você que passa longos períodos sentado em uma cadeira deve se levantar de vez em quando e dar uma volta pela sala para mudar um pouco de posição e melhorar a circulação sanguínea nas pernas. Além disso, aconselha-se alongamentos diários, especialmente antes de iniciar a jornada de trabalho.

Quanto à ergonomia do seu local de trabalho, é necessário avaliar em que condições você exerce sua profissão. É importante analisar, por exemplo, se a altura da cadeira de trabalho está de acordo com a altura da mesa e posição dos seus equipamentos de trabalho.

Porém, cada profissão exige equipamentos diferentes e cada local de trabalho tem seus detalhes e peculiaridades, sendo assim, o ideal seria contratar um serviço de consultoria para avaliar ascondições ergonômicas que a empresa oferece aos seus funcionários. Desta forma, é possível corrigir erros que vão evitar que você lesione sua coluna e tenha dores no futuro.

Alguma empresas disponibilizam, ainda, manuais de como se posicionar para fazer seu trabalho e estas regras devem ser seguidas para que você não sofra trabalhando na posição errada. Lembre-se também que a legislação de trabalho garante que o funcionário deve trabalhar em condições seguras para sua saúde. Portanto você tem todo o direito de exigir melhores condições.

Entretanto, nenhuma condição de trabalho será favorável se não houver policiamento de sua parte quanto à sua postura e também muita disciplina para corrigir velhos costumes prejudiciais, como ficar torta ao utilizar o computador.

Portanto, se cuide!
 
 

veja também