Postura negativa de chefes eleva riscos de problemas mentais nos funcionários

Postura negativa de chefes eleva riscos de problemas mentais nos funcionários

Atualizado: Sexta-feira, 6 Novembro de 2009 as 12

Um relatório apresentado pelo National Institute for Health and Clinical Excellence (Nice), da Grã-Bretanha, afirma que a postura negativa dos chefes pode aumentar o risco de problemas mentais dos funcionários, como estresse e ansiedade, no ambiente de trabalho. Após avaliar a saúde mental dos participantes e conferir o resultado, que apontava que 1/4 dos voluntários a descrevia como moderada ou ruim, os cientistas começaram a elaborar um manual para preservar esses trabalhadores.

De acordo com os pesquisadores, medidas simples como um comentário positivo do chefe após um trabalho bem feito, horários de trabalho mais flexíveis e mais dias de folga como recompensa por um bom desempenho poderiam reduzir em 1/3 os problemas mentais dos funcionários.

Os cientistas criaram uma formula que analisa o prejuízo para empresa, quando os empregados sofrem de problemas como estresse e depressão. De acordo com os pesquisadores, com funcionários bem tratados e felizes com o emprego, uma empresa de 1.000 funcionários economizaria o equivalente a US$ 400 mil por ano.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também