Potássio reduz riscos de derrame e aterosclerose

Potássio reduz riscos de derrame e aterosclerose

Atualizado: Terça-feira, 9 Março de 2010 as 12

Ingerir alimentos ricos em potássio pode reduzir o risco de ter um acidente vascular cerebral (AVC) e uma doença arterial coronariana (aterosclerose), de acordo com pesquisadores italianos. A nova análise foi baseada em dez estudos publicados entre 1966 e 2009, que incluíram cerca de 280 mil adultos.

Os resultados foram apresentados na conferência American Heart Association's Nutrition, Physical Activity and Metabolism (EUA). Um dos estudos concluiu que ingerir potássio é capaz de reduzir em 19% dos riscos de AVC e em 8% de doença cardíaca coronária. Alguns alimentos ricos em potássio são: banana, soja, damasco, abacate, iogurte, ameixa, melancia, feijões e ervilha.

Outro estudo apresentado na reunião descobriu que uma dieta rica em frutas e legumes crus - também fontes do mineral - pode ajudar a proteger contra derrames. Os pesquisadores examinaram a incidência de AVC entre mais de 20 mil homens e mulheres, com idades entre 20 e 65 anos, que estavam livres da doença no início do estudo. Os pesquisadores descobriram que pessoas com um alto consumo (mais de 262 gramas por dia) de frutas e vegetais crus tinham 36% menos chance de sofrer um derrame do que aqueles com um baixo consumo (menos de 92 gramas por dia) desses alimentos.  

Solteiros correm mais risco de sofrer AVC A doença arterial coronariana ou aterosclerose coronariana é o estreitamento dos vasos que suprem o coração, em decorrência do espessamento da camada interna da artéria (o que ocorre por conta do acúmulo de substâncias como gordura e colesterol). Em relação ao AVC, o último estudo para a cidade de São Paulo revelou que ele lidera as estatísticas de causa de morte entre as mulheres entre 15 e 49 anos.

Sem o potássio, nosso corpo encontra dificuldades para absorver os nutrientes dos alimentos e de segurar a vitamina B6 que, quando deficiente, diminui a capacidade dos rins em despachar o sódio para a excreção. Além disso, ele é um grande amigo dos esportistas de plantão e dos aventureiros, que querem escapar das cãibras.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também