MENU

Saúde

Pressão no trabalho diminui dependência a nicotina

Pressão no trabalho diminui dependência a nicotina

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

Apesar de o cigarro ser usado geralmente como estratégia para lidar com o estresse, a pressão no trabalho pode, na verdade, diminuir a dependência a nicotina. Essa é a conclusão de um estudo realizado por um grupo de cientistas da Universidade de Colônia, na Alemanha e publicado no periódico Tobacco Induced Diseases.

O grupo liderado pela pesquisadora Anna Schmidt começou a fazer associações entre fatores de estresse e a dependência à nicotina ao examinar 197 empregados fumantes do centro de estudos sobre o fumo da universidade. Foi realizado com eles um teste internacional que reconhece estatisticamente o grau de dependência dos fumantes e, por meio dele, conseguiram obter mais detalhes acerca do comportamento dos participantes fumantes.

Doenças que atacam fumantes matam 4 por hora

O resultado do estudo indica que os empregados que sofrem de estresse no trabalho geralmente fumam menos do que fumariam e, então, demonstraram ter menos dependência a nicotina. Os pesquisadores especularam que as descobertas inesperadas podem ser explicadas por causa da longa jornada de trabalho e pelas normas estritas relacionadas ao fumo em algumas empresas.

O estudo também descobriu que o fato de ser religioso, casado e ter alta escolaridade tem efeito significativo na prevenção de dependência a nicotina.

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições