MENU

Saúde

Prevenção da gripe suína reduz casos de conjuntivite

Prevenção da gripe suína reduz casos de conjuntivite

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

As orientações do Ministério da Saúde para evitar o contágio da gripe suína estão ajudando a diminuir o número de casos de outras doenças transmissíveis. Segundo Mauro Campos, sócio-diretor da Cerpo Oftalmologia, ações de prevenção como lavar as mãos freqüentemente e evitar locais muitos cheios são responsáveis pela redução dos casos de conjuntivite neste inverno. Nas 11 clínicas da Cerpo, o número de pacientes com a doença caiu cerca de 5% em julho deste ano na comparação com julho de 2008.

Tanto a conjuntivite bacteriana como a conjuntivite viral são contagiosas e transmitidas por contato, devendo-se tomar alguns cuidados para que não seja transmitida para pessoas próximas. Lavar as mãos com freqüência, só usar lenços de papel descartáveis, suspender o uso de lentes de contato, separar toalhas e sabonetes e evitar contato direto com outras pessoas são recomendações para evitar a doença.

Os sintomas mais comuns são: vermelhidão (hiperemia), que acontece por causa da dilatação dos vasos sanguíneos; inchaço (edema) dos olhos ou pálpebras, devido ao acúmulo de líquido no local; lacrimejamento e uma secreção purulenta, sensação de desconforto e ardor e a sensação de que há um “corpo estranho” dentro do olho, como se tivesse areia ou cisco no olho.

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições