Prevenção é saída para evitar surto de meningite

Prevenção é saída para evitar surto de meningite

Atualizado: Segunda-feira, 28 Julho de 2008 as 12

Estado de São Paulo pode evitar uma morte a cada 13 horas com vacinação contra as doenças pneumocócicas, que incluem meningite e pneumonia.

As recentes informações sobre aumento no número de casos registrados de meningite bacteriana em São José do Rio Preto, no Interior do Estado, alarmaram a população e levantaram novamente a importância da vacinação contra a doença.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças pneumocócicas, que incluem a meningite e a pneumonia, são a primeira causa de morte em crianças menores de cinco anos entre as que podem ser prevenidas com a vacinação. "A meningite pneumocócica é o tipo mais letal da doença, principalmente nas crianças menores de dois anos", avalia Jéssica Presa, gerente médica da Wyeth - Indústria Farmacêutica.

Segundo o estudo Pae Brasil (Pneumococo: avaliação econômica), só no Estado de São Paulo, a introdução da vacina pneumocócica conjugada 7 poderia evitar uma morte de criança menor de cinco anos a cada 13 horas por doenças como meningite e pneumonia.

Realizado por pesquisadores da Santa Casa, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Sociedade Brasileira de Pediatria e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), o estudo Pae Brasil também revelou que o Estado de SP gasta atualmente R$ 10 mil para tratar cada criança com a doença. "O estudo revelou que é mais barato vacinar, ou seja, prevenir, do que tratar", completa Jéssica.

Principais resultados do Estudo Pae Brasil - Avaliação Regional

O Estado de São Paulo gasta hoje com estas doenças em torno de R$ 13 milhões e 584 mil reais por ano.

Situação no Estado de SP:

593 mil casos de otite média aguda registrados (por pneumococo e outras bactérias) 60 mil casos de pneumonia clínica (por pneumococo e outras bactérias) 37 mil casos de pneumonia com Raio X (pneumonia com confirmação por Raio X) 478 casos registrados de meningite pneumocócica 4 mil mortes por ano provocadas por essas doenças A vacinação de crianças menores de cinco anos poderá evitar:

39.866 casos de otite média aguda por pneumococo 11.061 casos de pneumonia por pneumococo 45 casos de Sepsis por pneumococo 313 casos de meningite pneumocócica

veja também