Prevenindo doenças com alimentação saudável

Prevenindo doenças com alimentação saudável

Atualizado: Terça-feira, 26 Fevereiro de 2008 as 12

A cada dia, os avanços da ciência e da tecnologia evidenciam e reforçam a importância da alimentação saudável na manutenção e promoção da saúde integral. "Muitos estudos científicos já comprovaram que existem nos alimentos, não só nutrientes, mas também substâncias fitoquímicas e compostos bioativos que promovem a saúde e previnem as doenças, uma vez que atuam no sistema de defesa do nosso organismo", declara a Dra. Marília de Campos Fernandes, nutricionista. Estes alimentos são chamados de Alimentos de Funcionais.

É com base nos resultados de vários estudos e pesquisas que a ciência retoma e se volta para um antigo conceito: "Faça dos Alimentos o seu Medicamento" - Hipócrates.

"Sabemos que quanto menos processados forem os alimentos, maior é a concentração de nutrientes e da energia vital que nossas células precisam. Sendo assim, uma alimentação balanceada e rica em alimentos integrais, funcionais, naturais, orgânicos e com o mínimo de conservantes, é o caminho para a promoção da saúde e a prevenção das doenças, inclusive o sobrepeso e a obesidade", ensina a nutricionista.

O Brasil é um país de extremos, o sobrepeso e a obesidade, juntamente com todas as outras doenças associadas ao excesso de peso (hipertensão, colesterol alto, diabetes, câncer, cardiopatias e outras) apresentam prevalências cada vez maiores na população, sendo um problema de Saúde Pública tão sério quanto à fome.

"Diante desse cenário é fundamental que cada um tome consciência da importância da escolha de um estilo de vida saudável que contemple a prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada", diz Marília.

"É preocupante o número cada vez maior de crianças e adolescentes com excesso de peso, colesterol alto, hipertensão, diabetes e outras patologias, as quais têm origem, basicamente, no estilo de vida sedentário e nos hábitos alimentares inadequados (excesso de sal, açúcar, gordura e deficiência de vitaminas, minerais e fibras). O modelo de vida saudável com hábitos alimentares sadios deve ser apresentado às crianças e adolescentes no âmbito familiar e reforçado por ações educativas no ambiente escolar. Cada um de nós tem um papel a desempenhar nesse processo de promoção da saúde e prevenção de doenças", completa.

Exemplos de Alimentos Funcionais:

 

Repolho Couve-flor Brócolis Couve-de-bruxelas Cogumelo shitake Soja Lentilha Ervilha Castanha do Pará (1 por dia) Linhaça Gergelim Alimentos fontes de Vitamina C (kiwi, acerola, morango, cajú, goiaba, laranja) Iogurte 0% de gordura Ervas  naturais para tempero Água de coco natural Chás de folhas verdes Yakult Tomate vermelho Folhas verde escuro Legumes Frutas Peixes de água fria Salmão Sardinha Com moderação: arroz integral, arroz selvagem, pães integrais, aveia, azeite de oliva cru. 

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