Princípio ativo da vitamina B6 reduz risco de câncer de cólon

Princípio ativo da vitamina B6 reduz risco de câncer de cólon

Atualizado: Terça-feira, 16 Março de 2010 as 12

O fosfato de piridoxal, princípio ativo de uma enzima contida na vitamina B6, parece ter um papel benéfico na prevenção do câncer de cólon, segundo um estudo publicado na edição desta terça-feira do "Journal of the American Medical Association" ("Jama", jornal da Associação Médica Americana), dedicada ao câncer.

A pesquisa sintentiza outros 13 estudos americanos, europeus e asiáticos feitos entre 2002 e 2009.

O resultado é que um aumento do nível de fosfato de piridoxal, o princípio ativo da vitamina B6, tem um efeito no sangue que protege contra o câncer de cólon.

"As conclusões desta meta-análise mostram que um aumento no nível do fosfato de piridoxal está associado a uma redução do risco de câncer colo-retal", explicou uma das autoras da pesquisa, Susanna Larsson, do National Institute of Environmental Medicine de Estocolmo.

"O risco de câncer de cólon diminui 49% a cada aumento da taxa de fosfato de piridoxal no sangue numa proporção de 100-pmol/ml", destacou o estudo.

Os resultados são mais heterogêneos sobre as pesquisas que analisam unicamente a ingestão de vitamina B6. Os autores estimam que estes estudos podem levar a distorções, já que os indivíduos que tomam vitamina B6 tendem a ser pessoas que já têm um estilo de vida saudável, livres de álcool, cigarros e que fazem exercícios.

Uma parte dos estudos que compara o consumo de doses baixas e altas de vitamina B6 mostram, no entanto, "uma redução estatisticamente significativa de 21% no risco de câncer de cólon", indicam os autores.

A vitamina B6 é encontrada nos cereais, na carne, no frango e no peixe, bem como em algumas frutas, como banana e abacate.

Nos Estados Unidos, segundo o "Jama", 20% dos homens e 40% das mulheres com mais de 50 anos têm carência de vitamina B6.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também