Problema de respiração no sono causa problemas nos vasos sanguíneos

Problema de respiração no sono causa problemas nos vasos sanguíneos

Atualizado: Quarta-feira, 13 Julho de 2011 as 8:43

A apneia obstrutiva do sono – pausas na respiração enquanto se dorme - pode causar alterações na função dos vasos sanguíneos que reduz o suprimento de sangue ao coração em pessoas saudáveis. Os danos causados pelo distúrbio do sono contribuem ainda para problemas de coração e pressão alta, de, de acordo com novas pesquisas divulgadas no Journal of the American Heart Association.

No entanto, o mesmo artigo mostra que se a apneia for tratada com pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP, na sigla em inglês), por ao menos 26 semanas, melhora o bombeamento de sangue e a função dos vasos, então prejudicada. O tratamento com CPAP proporciona, por meio de um aparelho semelhante a um gerador com um tubo de ar, um fluxo de ar constante que mantém as vias aéreas abertas para manter a respiração durante o sono ininterrupto. Isso elimina que a apneia ocorra e permite ao paciente ter um sono reparador.

A apneia obstrutiva do sono afeta cerca de 15 milhões de adultos nos Estados Unidos, segundo a Associação Americana do Coração. E segundo disse Gregory Lip, principal autor do estudo e professor de medicina cardiovascular da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, a descoberta “deve mudar a forma como os médicos tratam os pacientes com a apneia obstrutiva do sono”.

Para chegar ao resultado da pesquisa, os cientistas procuraram por alterações na função dos vasos sanguíneos em 108 participantes que estavam saudáveis, sem diferenças de idade, sexo, índice de massa corporal e tabagismo em três grupos.

- Mesmo os pacientes aparentemente saudáveis com apneia do sono mostraram pequenas e grandes anormalidades dos vasos sanguíneos, bem como suprimento de sangue deficiente para o músculo cardíaco. E esses podem melhorar com a terapia de CPAP.

Segundo os pesquisadores, reverter as anormalidades nos vasos sanguíneos pode ajudar os pacientes com apneia obstrutiva do sono que são saudáveis a evitar seu desenvolvimento e morrer de doenças cardiovasculares.

fonte: R7

veja também